Seis explicações fantasiosas sobre a origem dos algarismos

Há muito tempo que ouço histórias sobre a origem dos algarismos hindu-arábicos. Histórias nas quais os formatos dos números estão associados às quantidades que eles pretendem representar.

Algumas até fazem sentido, mas nenhuma dessas histórias tem fundamentação científica baseada em documentos históricos ou estudos paleográficos. Essas explicações levam em conta apenas as formas gráficas atuais dos algarismos desprezando a longa história da evolução das formas gráficas que hoje usamos para representar as quantidades de 1 a 9.

 

Explicação 1

Os formatos dos algarismos apresentam tantos ângulos quanto o numeral deve indicar:

Explicação fantasiosa 1

Explicação 2

Os formatos dos algarismos apresentam tantos segmentos quanto o numeral deve indicar:

Explicação fantasiosa 2

Explicação 3

Que os numerais eram representados por pontos que posteriormente teriam sido ligados dando origem aos nove sinais conhecidos:

Explicação fantasiosa 3

 

Explicação 4

Que os numerais foram inventados por um astrólogo e seus grafismos seriam resultado da partição de uma figura formada por um círculo e dois diâmetros:

Explicação fantasiosa 4

Explicação 5

Mais elaborada que as outras, afirma que as linhas formadoras dos nossos algarismos surgiram de  disposições particulares das pedras usadas para contar. As linhas seriam todas oriundas de uma única figura formada por um retângulo, suas diagonais e as mediatrizes de seus lados. O traçado de cada algarismo era feito de forma que cada pedra ficasse em uma única região angular.

Explicação fantasiosa 5

Explicação 6

Conhecida como “a lenda do anel de Salomão” , diz que os algarismos teriam sido formados a partir da inscrição de um quadrado e suas diagonais que havia em tal anel:

Explicação fantasiosa 6

…………………………………………………………………………………………………………………..

Todas essas histórias são relatadas em detalhes no livro “História Universal dos Algarismos (Tomo 2)” do historiador Georges Ifrah. Editora Nova Fronteira.

No livro, há muitos argumentos que derrubam completamente cada uma dessas explicações. Dentre esses argumentos, há um bastante forte mostrando diversos documentos e inscrições, que datam desde o século V a.C até o século XV d.C. encontrados na Índia e no Oriente Médio nos quais o símbolo abaixo é usado para representar o número cinco:

Algarismo 4 ou 5

Um comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *