Ângulos no plano

Ângulos no plano

 

Confira um resumo tórico contendo as definições, classificações, propriedades e os teoremas da geometria euclidiana plana referentes ao estudo dos ângulos e polígonos planos. …………………………………………………………………………………………………………………………………

Você conhece a definição de ângulo, então me diga quantos ângulos você vê desenhados aqui?

Se você pensou em responder dois, então precisamos conversar, pois essa figura apresenta apenas um ângulo.

Acontece que todo ângulo pode ser medido usando-se dois arcos distintos de uma mesma circunferência, desde que o centro dessa circunferência seja o vértice do ângulo. Nesse caso, um dos arcos terá a medida da região convexa do ângulo o e o outro da região côncava.

Um único ângulo geométrico admite duas medidas distintas. Afinal, o nome da figura desenhada a seguir é TRIÂNGULO por apresentar apenas três ângulos geométricos.

Um erro recorrente entre os estudantes que estão se preparando para o vestibular é confundir o ângulo com o arco que estabelece sua medida. Tratam-se de figuras geométricas bastante diferentes, mas o questionável hábito de marcar cada ângulo da figura fazendo uma “curvinha” em sua região convexa, pode levar a uma grande confusão entre as características dos ângulos e dos arcos.

Baixe o resumo teórico ângulos no plano para conhecer, verificar ou relembrar as seguintes definições: ………..Ângulo…………………………..Ângulos adjacentes……………………….Ângulos alternos………….. ………..Ângulo raso…………………….Ângulos congruentes…………………….Ângulos internos………….. ………..Ângulo geométrico…………….Ângulos complementares………………..Ângulos externos…………. ………..Ângulo agudo…………………..Ângulos suplementares…………………Ângulos centrais………….. ………..Ângulo reto……………………..Ângulos correspondentes………………Ângulos inscritos………….. ………..Ângulo obtuso…………………Ângulos colaterais……………………….Arco capaz………………….

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *